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Você já adaptou o layout da empresa para o pós-pandemia? Veja o que deve ser feito!

 
Você já adaptou o layout da empresa para o pós-pandemia? Veja o que deve ser feito! Você já adaptou o layout da empresa para o pós-pandemia? Veja o que deve ser feito!

Com a pandemia do novo coronavírus, que começou em março de 2020, as organizações vêm tendo que tomar uma série de cuidados para receber de volta seus colaboradores

no ambiente de trabalho, incluindo a mudança no layout da empresa. A legislação

é diferente em cada localidade, mas algumas medidas são recomendadas em qualquer situação.


O distanciamento das estações de trabalho, os ambientes ventilados e a oferta constante de álcool gel estão entre as principais medidas sanitárias para evitar ao máximo o contágio dos profissionais com a COVID-19, mas não são as únicas.


Quais as principais medidas a serem tomadas em relação ao layout da empresa?

Muitas empresas já anunciaram que não devem retomar o trabalho nos escritórios, tendo

adotado o modelo remoto (home office) de forma definitiva. Outras, no entanto,

seguem apostando na realização de atividades de forma presencial. Essas são as que precisarão adaptar o layout dos escritórios. Veja algumas recomendações a seguir.


Distanciamento das estações de trabalho

O distanciamento entre mesas, estações de trabalho e outras áreas é um dos fatores mais relevantes nos escritórios pós-pandemia. Afinal, a prática do distanciamento social é uma das principais orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à disseminação do vírus.


Isso significa que menos colaboradores poderão estar presentes simultaneamente nos escritórios, o que provoca um novo impacto ao dia a dia das organizações: a necessidade de rotatividade entre os membros da equipe que trabalharão de forma presencial e aqueles que atuarão a partir de casa.


Quando as estações não puderem ter o distanciamento ideal, a instalação de divisórias de acrílico passa a ser uma solução.


Ambientes ventilados

Muitos escritórios operam com portas e janelas fechadas. Afinal, essa é a melhor forma de manter o ambiente climatizado com o auxílio do ar-condicionado. No mundo pós-pandemia, porém, garantir a ventilação de forma que as chances de contaminação pelo ar sejam reduzidas ao máximo, é essencial.


Armários para objetos pessoais

Embora a contaminação do coronavírus se dê, em sua maior parte, pela proximidade com pessoas infectadas, não se pode ignorar a chance de o vírus ser transmitido por superfícies, o que é admitido pelo Ministério da Saúde. Assim, é fundamental que cada colaborador tenha um armário fechado (locker) para manter seus pertences, reduzindo assim o risco de infecção dos colegas.


Além disso, como as estações de trabalho serão usadas por diversas pessoas diferentes no esquema de revezamento que deverá ser implantado, objetos pessoais como porta-lápis, porta-retratos e outros itens devem ser evitados nas mesas. É fundamental, ainda, higienizar cada estação antes que outro colega se posicione para trabalhar ali.


Instalação de totens de álcool gel

Os totens de álcool gel que se tornaram bastante populares em lojas, supermercados e até mesmo nas ruas das grandes cidades também ganharam espaço nos escritórios e representam uma mudança significativa no layout das empresas.


Ter vasilhas de álcool gel sobre as mesas pode ser suficiente, mas a instalação de totens é ainda mais indicada, já que os usuários podem usar um pedal para liberar o líquido. Ou seja, as pessoas não precisam usar as mãos para se protegerem, o que torna o processo ainda mais seguro.


Estação de medição de temperatura

Além disso, a medição de temperatura deve ser algo constante dentro das empresas. Pessoas com sintomas de febre não devem conviver com os colegas ? mesmo que não estejam infectadas com o novo coronavírus, elas podem estar gripadas ou com alguma outra doença contagiosa. Prever um espaço na entrada da empresa é importante para garantir essa medição de forma segura. 


Reorganização das salas de reuniões

As salas de reuniões também não passaram despercebidas nas mudanças dos layouts de empresas. Mesas em formato de "U" podem ser uma solução que permite o distanciamento mínimo de 2 metros entre os participantes de um encontro. A instalação de equipamentos de videoconferência, para conexão com mais pessoas que não possam estar na sala presencialmente, também fazem parte do pacote de alterações pós-pandemia.


Como garantir a boa execução de mudança no layout da empresa?

Para colocar em prática a mudança no layout da empresa, não tem outro jeito: é preciso planejar e executar essas alterações com o suporte de profissionais qualificados, que tenham conhecimento e saibam o que estão fazendo.


Engenheiros e mestres de obras capacitados e com experiência em projetos de modernização de escritórios podem ajudar as empresas a encontrarem as melhores soluções neste momento de transição pelo qual o mundo está passando. Uma boa empresa de engenharia faz toda a diferença nessa hora.


E então, gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Afinal, a alteração de layout da empresa não é algo tão simples de se fazer, mas com o apoio de profissionais de primeira linha, o resultado certamente será satisfatório.


Agora, que tal visitar o site da Bremser Engenharia para saber mais sobre modernização de ambientes? Clique aqui para acessar agora mesmo!

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