Background

Blog

Quando o barato sai caro em reformas e construções? Veja 4 dicas para não entrar pelo cano!

 
Quando o barato sai caro em reformas e construções? Veja 4 dicas para não entrar pelo cano! Quando o barato sai caro em reformas e construções? Veja 4 dicas para não entrar pelo cano!

A redução de custos é um dos principais pedidos de clientes quando procuram uma empresa de reformas e construções. É possível atender a essa solicitação, mas sem esquecer que é necessário economizar com inteligência. Afinal, como diz o ditado, muitas vezes o barato acaba saindo caro.


Há uma série de fatores que podem contribuir para o aumento de custos de uma reforma, como a falta de planejamento, a compra de materiais de má qualidade, a contratação de equipes pouco qualificadas, entre outros.


Confira nossas dicas para evitar uma "economia" que ocasionará mais gastos em pouco tempo.


1. Faça o planejamento da obra

O primeiro passo para o sucesso de reformas e construções é planejar a obra. Mas o que isso significa na prática? É preciso saber qual o orçamento disponível, avaliar se o montante é suficiente para fazer a reforma desejada, ter um projeto de engenharia e de arquitetura bem feito, saber a quantidade de material e o tempo necessário para realizar a obra e dimensionar a equipe para a tarefa são pontos essenciais.


Parece inacreditável, mas muita gente ainda começa uma obra do dia para a noite, sem ter todo o material à disposição, sem calcular o tempo necessário da forma correta, entre outros erros que comprometem a qualidade do trabalho e, é claro, o orçamento.


2. Contrate mão de obra especializada

Há muitos profissionais no mercado que se apresentam como "especialistas em tudo", o que é contraditório por si só. Em um primeiro momento, pode passar pela cabeça a ideia de que contratar pessoas para cada parte da obra tem um custo muito alto, mas acredite: esse é o caminho para gastar menos.


Especialistas sabem o que estão fazendo e entregarão o melhor resultado sempre. É claro que a obra precisa de um gestor, alguém responsável por dar andamento a todas as demandas, mas não é essa pessoa que colocará a mão na massa, e sim o responsável por chamar quem entende do assunto. Fazer um contrato turn key pode ser uma boa solução neste sentido.


3. Escolha materiais de boa durabilidade

Por mais que a equipe seja qualificada, o resultado não será bom se os materiais utilizados não forem de primeira. Será que vale mesmo a pena o esforço de fazer reformas e construções e correr o risco de o trabalho não ficar com a melhor qualidade possível?


Mais uma vez, vale a recomendação: é preferível gastar um pouco mais agora e não ter problemas com reboco esfarelando, tinta descascando, sistema hidráulico com vazamentos, entre diversos outros incidentes que podem decorrer da escolha de materiais de construção de má qualidade.


4. Respeite o cronograma estipulado

Por fim, é recomendável que se estabeleça um cronograma realista, capaz de ser cumprido sem correria. Afinal, o investimento para reformas e construções pode ser considerável, mas não se deve deixar que a ansiedade em ver tudo pronto coloque em risco a segurança dos trabalhadores e dos próprios frequentadores do ambiente no futuro.


Como foi dito lá no início do post, é claro que economizar em reformas e construções é possível, seja fazendo uma boa cotação de preços no mercado, seja planejando a obra com cuidado e atenção. O importante é ser inteligente para evitar cair numa cilada e ter que refazer parte do trabalho em poucos anos.


Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso artigo sobre orçamento para reforma no escritório!

Categories
#Reforma

Para mais informações

entre em contato conosco